quarta-feira, 13 de março de 2013

0 MSi - Logs



Logs
- Índice
  • O que é msi_logs?
  • Onde posso encontra-la?
  • Como utilizar?
  • Porque utilizar?
  • Funções
  • Timestamp
  • Pastas necessárias


- O que é msi_logs?
  • msi_logs é uma include desenvolvida por Larceny e Lós e tem como o objetivo facilitar a criação e escrita de arquivos para LOG de dados.


- Onde posso encontra-la?
  • msi_logs faz parte da livraria MSi(Master Server Includes) e pode ser encontrada neste tópico.


- Como utilizar?
  • A utilização da msi_logs é bastante simples, primeiramente você deve incluir a include a seu script:
    pawn Code:
    #include <MSi\msi_logs>

    Então você cria o arquivo log através da função CreateLog(file[])(caso o arquivo ainda não exista).

    E por fim já pode começar a escrever as informações que deseja salvar.


- Porque utilizar?
  • Ás vezes é bom e importante ter um registro de certos acontecimentos do servidor & ações e/ou mensagens de jogadres e administradores, para garantir que tudo está ocorrendo bem, evitar possíveis abusos da parte de jogadores e adminsitradores entre outros.
    Um exemplo:
    pawn Code:
    CMD:givemoney(playerid, params[]) {     new targetid, money;     if(sscanf(params, "ud", targetid, money))         return 0;     if(!IsPlayerAdmin(playerid))         return 0;     GivePlayerMoney(targetid, money);     new playerName[MAX_PLAYER_NAME];     new targetName[MAX_PLAYER_NAME];     GetPlayerName(playerid, playerName, MAX_PLAYER_NAME);     GetPlayerName(targetid, targetName, MAX_PLAYER_NAME);     new textToWrite[128];     format(textToWrite, 128, "O administrador %s deu $%i para o jogador %s.", playerName, money, targetName);     WriteLog ( "money.log", textToWrite ); }
  • O código acima escreve no arquivo money.log toda vez que um administrador der dinheiro para alguém, assim você pode ficar atento a quaisquer usos indevidos deste comando.


- Funções
  • CreateLog(file[])
    - file[]: Nome do arquivo + extensão a ser criado.

    - Obs. Os logs criados vão para a pasta MSi/Logs
    - Esta função cria um arquivo para ser usado como LOG, exemplo:
    pawn Code:
    public OnGameModeInit() {     if(!LogExists("money.log")) CreateLog("money.log");     // Caso o arquivo money.log não existir, o arquivo é criado.     return 1; }
  • DeleteLog(file[])
    - file[]: Nome do arquivo + extensão a ser deletado.

    - Esta função deleta um arquivo de LOG.
    pawn Code:
    public OnGameModeInit() {     if(LogExists("money.log")) DeleteLog("money.log");     // Caso o arquivo money.log existir, o arquivo é deletado.     return 1; }
  • LogExists(file[])
    - file[]: Nome do arquivo + extensão a ser deletado.

    - Esta função verifica se um arquivo de LOG existe.
    - Obs. essa função é apenas um macro para da função fexist.
    pawn Code:
    public OnGameModeInit() {     if(LogExists("money.log")) print("O arquivo money.log existe!");     // Caso o arquivo money.log existir, é imprimido no console que ele existe.     return 1; }
  • WriteLog(file[], text[])
    - file[]: Nome do arquivo + extensão a ser deletado.
    - text[]: Texto a ser escrito no log.

    - Esta função escreve uma linha no arquivo de LOG.
    pawn Code:
    public OnGameModeInit() {     if(!LogExists("server.log")) CreateLog("server.log");     WriteLog("server.log", "O gamemode foi iniciado com sucesso.");     // Escreve uma mensagem ao arquivo server.log     return 1; }

- Timestamp
  • Cada linha escrita no LOG conta com informações de dia, mês, ano, horas, minutos e segundos.

- Pastas necessárias
  • Apesar da livraria já vir com as pastas necessárias, vale reforçar que é necessário possuir a pasta "MSI/logs" em sua scriptfiles.




                                                                   Criador : Larceny

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