


- Índice
- O que é msi_logs?
- Onde posso encontra-la?
- Como utilizar?
- Porque utilizar?
- Funções
- Timestamp
- Pastas necessárias
- O que é msi_logs?
- msi_logs é uma include desenvolvida por Larceny e Lós e tem como o objetivo facilitar a criação e escrita de arquivos para LOG de dados.
- Onde posso encontra-la?
- msi_logs faz parte da livraria MSi(Master Server Includes) e pode ser encontrada neste tópico.
- Como utilizar?
- A utilização da msi_logs é bastante simples, primeiramente você deve incluir a include a seu script:
pawn Code:#include <MSi\msi_logs>
Então você cria o arquivo log através da função CreateLog(file[])(caso o arquivo ainda não exista).
E por fim já pode começar a escrever as informações que deseja salvar.
- Porque utilizar?
- Ás vezes é bom e importante ter um registro de certos acontecimentos do servidor & ações e/ou mensagens de jogadres e administradores, para garantir que tudo está ocorrendo bem, evitar possíveis abusos da parte de jogadores e adminsitradores entre outros.
Um exemplo:pawn Code:CMD:givemoney(playerid, params[]) { new targetid, money; if(sscanf(params, "ud", targetid, money)) return 0; if(!IsPlayerAdmin(playerid)) return 0; GivePlayerMoney(targetid, money); new playerName[MAX_PLAYER_NAME]; new targetName[MAX_PLAYER_NAME]; GetPlayerName(playerid, playerName, MAX_PLAYER_NAME); GetPlayerName(targetid, targetName, MAX_PLAYER_NAME); new textToWrite[128]; format(textToWrite, 128, "O administrador %s deu $%i para o jogador %s.", playerName, money, targetName); WriteLog ( "money.log", textToWrite ); }- O código acima escreve no arquivo money.log toda vez que um administrador der dinheiro para alguém, assim você pode ficar atento a quaisquer usos indevidos deste comando.
- Funções
- CreateLog(file[])
- file[]: Nome do arquivo + extensão a ser criado.
- Obs. Os logs criados vão para a pasta MSi/Logs
- Esta função cria um arquivo para ser usado como LOG, exemplo:pawn Code:public OnGameModeInit() { if(!LogExists("money.log")) CreateLog("money.log"); // Caso o arquivo money.log não existir, o arquivo é criado. return 1; }- DeleteLog(file[])
- file[]: Nome do arquivo + extensão a ser deletado.
- Esta função deleta um arquivo de LOG.pawn Code:public OnGameModeInit() { if(LogExists("money.log")) DeleteLog("money.log"); // Caso o arquivo money.log existir, o arquivo é deletado. return 1; }- LogExists(file[])
- file[]: Nome do arquivo + extensão a ser deletado.
- Esta função verifica se um arquivo de LOG existe.
- Obs. essa função é apenas um macro para da função fexist.pawn Code:public OnGameModeInit() { if(LogExists("money.log")) print("O arquivo money.log existe!"); // Caso o arquivo money.log existir, é imprimido no console que ele existe. return 1; }- WriteLog(file[], text[])
- file[]: Nome do arquivo + extensão a ser deletado.
- text[]: Texto a ser escrito no log.
- Esta função escreve uma linha no arquivo de LOG.pawn Code:public OnGameModeInit() { if(!LogExists("server.log")) CreateLog("server.log"); WriteLog("server.log", "O gamemode foi iniciado com sucesso."); // Escreve uma mensagem ao arquivo server.log return 1; }
- Timestamp
- Cada linha escrita no LOG conta com informações de dia, mês, ano, horas, minutos e segundos.
- Pastas necessárias
- Apesar da livraria já vir com as pastas necessárias, vale reforçar que é necessário possuir a pasta "MSI/logs" em sua scriptfiles.
Criador : Larceny
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