Eu irei dar dicas básicas e ensinar a base de alguns sistemas para começar seu gamemode..
• Sinopse:
-- Dicas iniciais.
-- Enumeradores e Variáveis.
-- Macros.
-- Cálculos.
-- Loop's.
-- Comandos (ZCMD - SSCANF2).
• Dicas Iniciais:
Bom, o interessante para se montar um projeto é planejar bem oque vai ter no servidor.. Como por exemplo, sistema de registro, sistema de administrador dinâmico, sistema para defecar (vai que..) e etc..
Então o legal era fazer uma lista como esta:
De que será o servidor:
Sistemas iniciais:
Sistemas complexos:
Novidades:
Organização Administrativa:
e oque vier na sua cabeça
• Enumeradores e Variáveis:
Bom, vamos começar falando sobre as variáveis..
Variáveis como o próprio nome já diz.. São simples símbolos que são criados para receber valores variados.
Exemplo:
Temos uma questão de matemática onde X = Y + 10 logo que Y = 10.. Como fazer para imprimir esses valores?
pawn Code:
X = Y + 10 Y = 10; X = 10 + 10 X = 20
Já na linguagem pawn as variaveis são acompanhadas de uma new (função que cria a variavel) e no final recebem ponto e virgula ( ; ) que faz o compilador entender que a linha terminou ali.
Exemplo:
pawn Code:
new Toni_Gostoso;
Já para setar um valor nessa variável eu poderia ir em qualquer comando ou callback e fazer da seguinte forma:
pawn Code:
public OnPlayerConnect(playerid) { Toni_Gostoso = 1; // Logo a variável Toni_Gostoso irá receber o valor 1. return true; }
Ai você pergunta.. Mais iai tiu? Como faço para setar esse valor para um jogador especifico?
Para setar um valor para um jogador especifico, você antes deve saber que a cada player que entra no seu servidor recebe um ID único para em quanto ele estiver conectado. Exemplo: 3 Jogadores entram no servidor na seguinte ordem.. João_Pedro , Clebinho_PauPreto e Ze_Bruno.
No servidor a ordem de ID seria:
João_Pedro ( 0 )
Clebinho_PauPreto ( 1 )
Ze_Bruno ( 2 )
Lembrando que a contagem se inicia de 0.. Exemplo: 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 [ ... ]
No SA:MP existe o MAX_PLAYERS no qual pode ser usado da seguinte forma:
pawn Code:
new Toni_Gostoso[MAX_PLAYERS];
ai quando o jogador conecta-se ele irá receber no seu ID próprio o valor 1.. Para isso teria que fazer da seguinte maneira:
pawn Code:
public OnPlayerConnect(playerid) { Toni_Gostoso[playerid] = 1; return 1; }
Bom, as variáveis são classificadas da seguinte forma:
Comum - Booleana - Float - String - Estática
Variavel Comum: A Variavel comum é como a que nós vimos acima..
pawn Code:
new Toni_Gostoso[MAX_PLAYERS];
Variável Booleana: Para entender mais sobre ela pode ler o tutorial http://forum.sa-mp.com/showthread.php?t=292185 não sou muito bom para explicar
Variavel Float: A Variavel do tipo Float é ideal para receber dados como coordenadas.. Exemplo usando GetPlayerPos:
pawn Code:
new Float:PosicaoPlayerid[3]; GetPlayerPos(playerid, PosicaoPlayerid[0], PosicaoPlayerid[1], PosicaoPlayerid[2]);
Variável String: A Variável do tipo string é ideal para armazenar qualquer tipo de texto.. Um Exemplo para formatar uma mensagem usando string, float e a função GetPlayerPos:
pawn Code:
new Float:PosicaoPlayerid[3], String[128]; // 128 é a quantidade de caracteres que pode ser usado no maximo na sua mensagem.. GetPlayerPos(playerid, PosicaoPlayerid[0], PosicaoPlayerid[1], PosicaoPlayerid[2]); format(string, sizeof string, "Posição atual: %f.%f.%f", PosicaoPlayerid[0], PosicaoPlayerid[1], PosicaoPlayerid[2]); SendClientMessage(playerid, 0xFFFFFF, string);
Variável Estática: Não me aprofundei no assunto.. Então se alguem quiser colocar uma explicação deixe nos comentários
As Variáveis podem ser tanto Globais como Locais:
Variáveis Locais: Uma variável local só pode ser usada em um único lugar, por exemplo:
pawn Code:
CMD:teste(playerid) { new teste; if(teste==1) return SendClientMessage(playerid, 0xFFFFFF00, "Está variável só pode ser usada dentro deste comando."); return true; }
Variaveis Globais: Elas podem ser usadas em qualquer parte do gamemode.. Exemplo:
pawn Code:
// Topo do Script: new VariavelGlobal; CMD:teste(playerid) { if(VariavelGlobal==1) return SendClientMessage(playerid, 0xFFFFFF00, "Posso usar ela nesse comando"); return true; } CMD:teste1(playerid) { if(VariavelGlobal==2) return SendClientMessage(playerid, 0xFFFFFF00, "Posso usar ela nesse comando também."); return true; }
Bom galera, por em quanto é isso.. Vou ter que dar uma saída e quando voltar irei concluir o tutorial pois falta muita explicação sobre variáveis fora que há muitos outros assuntos para se tratar..
Então deixe suas dicas
By tonisantolia
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