sexta-feira, 15 de novembro de 2013

0 Dicas de Organização

Dicas de Organização


A organização nós códigos é uma coisa fundalmental, porém não obrigatória, mas digamos que você participa em uma comunidade e quer expor o seu trabalho é necessário haver uma organização visto que ninguém é obrigado a descobrir o que é que certa coisa é e/ou faz. Isto também é aplicado para quem quer trabalhar na área de programação, quando se trabalha nesta área raramente estamos sozinhos, ou seja, nós estamos a desenvolver algo com uma equipa e é necessário que exista uma organização entre ela, pois se o código é feito à maneira de um pode haver bastante conflitos na hora de ler. Após esta introdução vamos ao que interessa.

Quando desenvolvemos um projeto, seja qual for ele, é necessário organizarmos os nossos ficheiros. Nós não somos obrigados a escrever um código no mesmo ficheiro, desta forma podemos criar vários ficheiros responsáveis por diversas coisas, por exemplo:
Temos um gamemode e o que queremos fazer de inicio é um sistema de login, sistema de admin e um sistema de casas.
Em vez de escrevermos tudo em só um ficheiro nós poderemos dividir estes sistemas em 3 ficheiros, da seguinte forma:
  • user.p
    • Responsável pelo gerenciamento dos dados do jogador (Login, Registro, Salvamento, etc...)
  • admin.p
    • Responsável pelos comandos e sistemas de administrador
  • casas.p
    • Responsável pelos sistemas de casa (Compra de casa, Salvamento de casa, etc...)

Nota: No pawn também é possível usar a extensão .p em vez de .pwn

Então mas como é que eu posso fazer esse tipo de ficheiros se no sa-mp server só tem a pasta gamemodes?

Bem primeiro você pode criar uma pasta e colocar lá os ficheiros, também pode colocar na pasta includes e até gravar os ficheiros como .inc em vez de .p , isto depende da organização e intrepretação de cada um.

Eu pessoalmente quando desenvolvo projetos usando a linguagem PAWN eu costumo criar uma pasta e lá coloco as seguintes pastas:
  • bin: Responsável por conter o ficheiro .amx do projeto
  • pawno: Responsável por ter a pasta includes e o compilador e editor
    • ...includes: Responsável pelas includes do sa-mp ( apenas ficheiros .inc)
  • systems: Responsável pelos ficheiros de sistema ( ex: admin.p )
  • plugins: Responsável pelas includes de plugins do sa-mp ( apenas ficheiros .inc)

Por fim eu coloco o ficheiro principal como, main.pwn na pasta e para compilar basta criar um ficheiro batch que executa o compilador e compila o ficheiro main.pwn e move para a pasta bin.

Exemplo de um ficheiro .bat:
Code:
pawno\pawncc.exe ficheiro.pwn -r -w
move ficheiro.amx bin
pause
Lembrando que existem diversos parâmetros no compilador mas isso cabe a você decidir quais usar.

Como podem ver este modo de organização pode ser bastante útil e eficaz, mantém o seu projeto limpo e organizado e pode ser portável.

Uma das coisas fundamentais na programação é comentar, comente o que é necessário, pois assim quando você abrir ele de um dia para o outro e/ou passar a um colega vai ser mais fácil para ler o código.

Caso você tenha usado a dica de criar ficheiros por separado também é bastante bom usar keywords, ou seja, para o sistema de admin poderíamos usar o prefixo admin_ dessa forma se fizermos uma função ou variável iria ficar admin_AlgumaCoisa , lembrando que isto não será necessário se você usa variáveis locais, pois estas são usadas em apenas uma função.

Outra coisa interessante é pegarmos em uma folha de papel ou um programa e fazermos um diagrama e nele conter todos os sistemas que seriam necessários no nosso projeto, dessa forma teremos um código ainda mais organizado.

Este tópico não é um tutorial em si, mas sim dicas para quem leva a programação a sério e gosta de organização, ninguém é obrigado a fazer este tipo de organização, mas é sempre bom sermos organizados.

Espero que gostém, regradz
__________________
By BlueX

0 comentários: